Mais um fim de semana que começou e com todo o tempo que tenho ultimamente dediquei-me á jardinagem e agricultura. É verdade que neste momento quem tem um pedaço de terreno e espaço para andar têm muita sorte, porque infelizmente existe muitas pessoas que estão fechadas á dois meses dentro das próprias casas sem poderem sair.
E por isso venho vos dar umas ideias e dicas para terem um mini jardim aromático na vossa marquise ou varanda.
Vocês precisam de uns vasos ou de uns alguidares antigos e de terra para plantas (Substrato Universal) e sementes das mais variadas.
Eu vou vos falar de como eu fiz para ter este alguidar que vemos nas fotografias a baixo com várias ervas aromáticas. Depois de arranjarem o alguidar ou vaso prefeito, devem fazer vários furos, se já não tiver, e encher com o substrato pelo menos até meio.
Como eu não tinha uma pá de jardinagem, que é pequena, usei um garrafão de água destilada e cortei-o na diagonal para na ponta ter uma espécie de uma pá e a asa serve de pega. Também serve um garrafão de água normal, mas não funciona assim tão bem.
Depois de encher com o substrato dispõem-se as sementes conforme as instruções que vêm na embalagem. As aromáticas normalmente podem ser semeadas sem qualquer regra.
No fim de colocar as sementes deve-se colocar um pouco de terra, mais ou menos 50 cm acima das sementes, não se deve calcar a terra e também não se enterrar muito fundo as sementes.
Após tudo isto deve-se regar com um regador, e não com uma mangueira com garrafa, para não dispersar a terra.
2 semanas após a sementeira
Ao fim de mais ou menos 2 semanas já devemos ver os primeiros rebentos a aparecer. Por exemplo na imagem acima apresentada já começam a aparecer os meus coentros e o manjericão.
Quando as aromáticas já tiverem mais ou menos 10 a 15 cm de altura já devem estar óptimas para serem colhidas.
Aproveitem estes tempos para fazerem tudo aquilo que andam a adiar á imenso tempo para fazer, coisas novas e coisas que há muito que deixaram a meio.
Add your comment