A moda de ter plantas em casa voltou e veio para ficar! Hoje em dia no Instagram vemos inúmeras instagramers que tem as suas casas decoradas com plantas, criando quase um ambiente com 70 a 80 % de plantas, transformando as suas casas num jardim interior.
Mas para quem adora plantas mas não passa de as adorar nas prateleiras dos supermercados e lojas de flores, porque já teve a triste experiência de “ matar” uma planta é difícil ter esses ambientes que hoje em dia são tão admirados. Acreditem já me aconteceu a mim! Ou porque nos esquecemos de as regar ou porque tem muito sol ou porque levou imensa água e acabaram por se “afogar”.
Eu até uma suculenta já “matei”! É muito triste dizer, mas é verdade! Mas percebi os meus erros e voltei a comprar mais e já não voltou a acontecer! Não podemos ter medo de voltar a errar.
Por isso hoje trago algumas plantas que admiro imenso e que até tenho algumas em casa e vivas!! Aaha! E que são excelentes para quem quer iniciar um pequeno jardim em casa.
SUCULENTAS
Quanto à água, elas não necessitam de muita água e são excelentes para quem se esquece de as regar, ( São excelentes para iniciantes em plantas e nestas andanças de jardinagem ).
ASPIDISTRA
Resistente à seca, ao calor e ao frio, a Aspidistra é uma planta que é muito difícil de secar.
Ela sobrevive com pouca luz e com regas irregulares e não é tóxica para cães, gatos, ou outros animais domésticos.
ASPARGOS-PLUMA
Ter um Aspargos-pluma é super fácil de manter basta deixa-lo sob sol e não se preocupar com mais nada. É resistente ao sol e à chuva, não exige podas e precisa de pouca água.
ESPADA-DE-SÃO-JORGE
A Espada-de-São-Jorge é famosa por ser super resistente às energias negativas, e também é uma planta difícil de matar, por necessitar de pouca água. ( Aguenta até 20 dias sem água, mas não é aconselhável tanto tempo ).
PATA-DE-ELEFANTE
Com esta planta temos de ter um especial cuidado de onde a colocar, porque se torna uma planta que consegue chegar até aos 5 m de altura, a pata-de-elefante cresce a passos lentos e com pouquíssima água, devido ao facto de armazenar água no seu tronco.
CLOROFITO
Uma planta de fácil cultivo, o Clorofito é pouco exigente em manutenção e se adapta muito bem a interiores, tolerando até o ar-condicionado. Ele também é capaz de sobreviver mais tempo sem água, sendo uma ótima opção para os mais esquecidos!
ZAMIOCULCAS
Resistente muito bem à ausência de água (mas não ao excesso dela), as Zamioculcas crescem na sombra e não precisam de poda. Basta regar uma ou, no máximo, duas vezes por semana.
AGLAONEMA
A Aglaonema crescer á sombra e com pouca água. Só é preciso evitar ambientes extra-secos (ou seja, com muito ar-condicionado) e também manter longe dos animais, pois sua folha são tóxicas.
JIBOIA
A Jiboia consegue crescer até nas mãos de jardineiros mais esquecidos. Basta lembrar de água duas vezes por semana e garantir um pouco de luz.
Espero ter ajudado a quem queria saber quais as melhores plantas para ter em casa e a quem já tenha tido e tenha passado por uma má experiência.
Não tenham medo de errar! Façam o vosso jardim em casa e partilhem comigo!!
Add your comment