Aqui vou eu, Aqui vou eu …


Cais Palafítico da Carrasqueira


Obra-prima da arquitetura popular, o cais palafítico da Carrasqueira, único da Europa, é construído em estacas de madeira irregulares aparentemente frágeis das décadas de 1950 e 1960, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam. Ora estão enterradas no lodo, ora na água, segundo as marés.

Integrada na reserva natural do Estuário do Sado, a aldeia ribeirinha [da Carrasqueira] conserva uma impressionante rede de estacaria que se estende centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado. O cais continua a cumprir a missão para que foi construído; permitir o acesso dos pescadores aos barcos, mesmo durante a baixa-mar. Ao longo dos diversos cais erguem-se pequenas casas construídas em madeira, que servem de arrecadações.

in Câmara Municipal de Alcácer do Sal


Este lugar magnifico fica na Reserva Natural do Estuário do Sado e uma construção que visivelmente mete medo andar em cima, onde podemos ver imensos barcos atracados quando os seus pescadores neles não trabalham. Um lugar fascinante para um fotografo, amador ou não, que nos podemos deliciar com o maravilhoso por do sol quando lá estamos. 


Conheço a zona da comporta desde pequena, passava ferias lá, mas só a poucos anos, quando o “bichinho” da fotografia me despertou, é que tive a curiosidade de visitar este local, pesquisei imenso para saber mais sobre o local e até as melhores horas para fotografar aquele por do sol que paira sobre aquele cais lindíssimo cheio de historia, um labirinto de passadiços em que o porto palafita se transformou.


Para quem tem esta curiosidade e vontade de ir conhecer este local magnifico, aconselho vivamente a chegarem sempre uma hora antes do por do sol, porque? Para apreciarem a beleza em dia e a beleza em noite daquele local, a subida da maré é lindíssimo!, a incidência do sol sobre a agua e a trespassar por cada estaca de madeira. 


Para além de um lugar magico, é um pouco estranho a sua chegada ao local, passamos pela vila da Carrasqueira, e até entramos numa estrada de terra batida que esta envolvida nos campos de arroz, e no final dessa estrada começamos a ver as maravilhosas embarcações, algumas já abandonas e outras em água em espera de mais um dia de trabalho. 



Imagem Com Direitos de Autor

Imagem Com Direitos de Autor

Imagem Com Direitos de Autor

Imagem Com Direitos de Autor

Imagem Com Direitos de Autor

Imagem Com Direitos de Autor

Imagem Com Direitos de Autor



Espero que gostem tanto como eu gostei deste local e tirei muitas fotografias! Aproveitem! 

Kiss, Joana.


SHARE 0 comments

Add your comment

COPYRIGHT © Ju Sequeira · THEME BY WATDESIGNEXPRESS